Pobreza em África


 

 Em todos países existe pobreza, de modo mais abundante ou menos. Mas o continente onde existe mais pobreza em todos os aspectos é em África. É o continente que mais precisa de ajudas, e muitas vezes as ajudas são uma gota no oceano porque a pobreza é imensa e as ajudas não chegam para tudo. África é dos continentes que mais sofre o impacto dos desequilíbrios em termos de desenvolvimento. É o continente mais pobre do mundo e possui o maior índice de mortalidade infantil. 2/3 da população está abaixo do limiar da pobreza.

Os conflitos armados, as epidemias, o agravamento da miséria, o apartheid, tudo contribui para a degradação do continente. Depois da descolonização, as guerras civis tornaram-se constantes, cerca de 20 nações africanas entraram em guerra. O continente africano é rico em minerais, ouro, diamantes, petróleo e outros recursos naturais que deviam potenciar o desenvolvimento, só que são aproveitados por outras potências mundiais, o que provoca conflitos e não contribui para o desenvolvimento do continente. Os europeus com a expansão económica exploraram toda a riqueza que a África possui, deixando ao continente eternos conflitos de fronteiras e religiosos. Os países ricos ainda aproveitam os povos africanos, fazem escravos e traficam milhões de africanos. Um dos problemas históricos que acentua esta degradação é o racismo devido ao apartheid, que gerou discriminação perante as pessoas de outra raça e de outra cor, tal como já foi referido no tema preconceitos e discriminação onde aprofundamos esta questão. Em nenhuma outra parte do mundo a questão racial assumiu questões tão graves como em África. Embora os negros e mestiços constituam 86% da população, só os brancos tinham, todo o poder político, e somente eles tinham direitos civis, o que prejudicou e retardou o desenvolvimento deste continente. E como se espalhou pelo mundo, e o impacto foi tão forte, que, actualmente, as pessoas de outra cor ou raça têm bastantes dificuldades porque são discriminadas e excluídas, o que as impede de ter uma vida normal de arranjar emprego, casa, e consequentemente muitas destas pessoas podem vir a viver na pobreza ou no limiar da pobreza.

O maior problema na área da saúde é a propagação de epidemias. Cerca de 90% dos casos mundiais de malária ocorrem na África Subsaariana e 71% dos portadores do vírus HIV no planeta vivem na região. Em Botsuana e Zimbabué a SIDA atinge 1 em cada 4 adultos. Por causa da SIDA, a expectativa de vida dos africanos cai drasticamente. Em 1990 era de 59 anos e agora cerca de 45 anos. A crise da SIDA tornou-se no maior factor de declínio no desenvolvimento humano nesta região. O vírus infectou 5,5 milhões na África do Sul, 2,9 milhões na Nigéria, 1,8 milhões em Moçambique, 1,7 milhões no Zimbabué, 1,4 milhões na Tanzânia e 1,3 milhões no Quénia.

A malária é outra doença muito alarmante, que provoca imensas mortes em África. Mata mais de 1 milhão de pessoas por ano; 80% das vítimas encontram-se na África Subsaariana e 18% das mortes em África são de crianças até 5 anos.

Para além dessas doenças, o continente é responsável por 50% dos casos mundiais de meningite (do Senegal à Etiópia) e por 25% dos casos mundiais de tuberculose. É também responsável por muitas outras doenças, como por exemplo, a febre-amarela, o dengue, a febre tifóide, a lepra, a cólera, infecção urinária, avitaminose, desnutrição, raquitismo e hepatite. Todas estas doenças ocorrem devido à falta de água potável, do alto nível de poluição e da falta de cuidados médicos.

A África é também o continente onde os Estados investem menos em saúde. Como por exemplo, na Tanzânia e em Malawi, existem apenas dois médicos por cada cem mil habitantes. Muitas regiões não têm ambulatório nem laboratórios. Não têm acesso a medicamentos. Não há tratamentos. Há falta de hospitais, de médicos e de equipamentos de saúde.

Todas estas doenças, e toda a falta de condições de saúde, fazem com que a população africana viva em sofrimento e em pobreza, porque ao estarem doentes são excluídos da sociedade e vivem longe de tudo e de todos, sem nada, como se fossem embora para morrerem sozinhos, o que acontece especialmente às vítimas da lepra.

E é em tudo factores que contribuem para a degradação do continente, tornando-o mais pobre. São doenças que matam milhões de pessoas em África e que se curam no resto do mundo.

Maioria das casas, em certas regiões de África, são cabanas feitas de barro. As casas à noite transformam-se em ajuntamentos de canas e de tecido onde dormem uma quinzena de pessoas, num espaço muito pequeno. A cozinha está fora, onde se cozinha muito a papa de farinha de milho ou arroz. Não há água nem luz eléctrica. A casa de banho está distante da cabana, feita por quatro paredes de canas cobertas com tecidos velhos e lisos. As aldeias são isoladas, pobres e são circundadas por pequenos lotes de terra nos quais se cultiva. Nestas aldeias vivem pessoas muito pobres, mal alimentadas e muitas vezes doentes, e que não tiveram hipótese de estudar. Os meios de acesso são muito maus, maioria das estradas são simplesmente pistas de lama, e as pessoas para se deslocarem têm de percorrer quilómetros e quilómetros a pé. Caracterizam-se por ser aldeias isoladas, longe das vias de comunicação.

Casa de banho

Em África, como podemos averiguar, existe falta de condições em diversas áreas. Nomeadamente na área de saúde e de acessos, a vias e comunicações. Mas também têm falta de condições no que diz respeito ao comércio, educação, alimentação, que envolve a produção agrícola e o clima que são factores negativos pois contribuem para que continue a haver fome em África.

Os povos africanos são conhecidos por serem incultos, por não terem conhecimentos nem capacidades intelectuais. Os professores que ensinam às crianças normalmente são pessoas mais velhas que não têm formação, só ensinam a escrever e a ler. Ou então as crianças vão aprendendo as coisas básicas com a pessoa mais velha de sua casa. As escolas normalmente situam-se nos centros, muito longe das aldeias, onde existem muitas crianças que têm de se deslocar imensos quilómetros a pé para chegar à escola. Dependendo da região, de ser mais pobre ou mais rica, os alunos ou têm aulas ao ar livre e escrevem na terra, ou então tem aulas dentro de grandes cabanas, só que são tantos alunos, devido ao excessivo crescimento populacional, que ficam todos amontoados. O que também acontece nos infantários, os bebés e crianças são imensos e dormem todos juntos no chão. Não existe espaço suficiente. E às vezes só há uma educadora para muitas crianças.

Ocomércio presente nos países africanos é muito fraco, as lojas comerciais são cabanas sem condições higiénicas ou então é um mercado ao ar livre. Só que os preços dos produtos é elevado, e não compensa, porque as pessoas não têm os rendimentos possíveis para alcançar esses produtos, não os compram e como os comerciantes não têm lucro são obrigados a aumentar os preços, principalmente quando as produções agrícolas são escassas, o que acontece frequentemente devido ao clima.

A imagem da esquerda refere-se ao Mercado Rural a céu aberto no Malawi. Podemos verificar pelas roupas vestidas pelos habitantes, e pela maneira como expõem as coisas que pretendem vender, que os meios são escassos.

E assim um problema ainda maior que existe em África é a fome, que é uma consequência de toda a degradação deste continente. Em África existe fome crónica e desnutrição, é causada pela pobreza, reforma agrária precária, distribuição ineficiente de alimentos e crescimento desproporcional da população em relação à capacidade de sustentação.

Em África muitas populações vivem de uma agricultura de subsistência de fraco rendimento, passando fome no intervalo de duas colheitas. A insegurança alimentar é a terceira maior causa que leva à escassez de alimentos, impedindo planificar e empreender trabalhos a longo prazo, para promover e obter um desenvolvimento duradouro.

Os países em vias de desenvolvimento carecem de muitos alimentos. Sendo afectados por causas naturais e humanas. As causas naturais principais causadoras de fome são, as pragas de insecto, as enfermidades das plantas, o clima, porque em climas que a pluviosidade é elevada a temperatura média varia entre os 24ºC e os 30ºC, a agricultura nestas regiões é geralmente difícil, cultivando-se na maioria mandioca e arroz, por vezes a quantidade de colheitas é tão pequena que nem é possível as populações alimentar-se durante todo o ano. As inundações provocam também a contaminação das águas, que origina epidemias, como focos de cólera e malária, além das perdas económicas derivadas da destruição de casas, produção agrícola, alimentos e sementes armazenadas que serviriam para as plantações dos anos que se seguem. E os terramotos são por sua vez um factor natural que provoca instabilidade nos países em desenvolvimento, levando a destruição total dos edifícios pela falta de planeamento urbanístico, ficando sem qualquer tipo de recursos nem meios para alimentar e nutrir as populações, se já anteriormente à ocorrência do fenómeno estes países sentiam elevadas dificuldades, com causas devastadoras como esta, necessitam de toda ajuda exterior pois as suas finanças estão completamente devastadas.

Existem também as causas humanas que contribuem para a fome. A escassez de alimentos e a falta de água são agravados pela instabilidade política vivida em vários países do continente africano, originado pelo mau planeamento territorial e das más políticas agrárias, o que leva a fuga de populações rurais, deixando um grande número de refugiados e as colheitas comprometidas. Pelas guerras, conflitos civis, invasões, a ineficácia e má administração dos recursos naturais, o difícil acesso aos meios de produção pela população em geral, a destruição deliberada das colheitas e as influências das empresas de alimentos nas produções agrícolas e nos hábitos alimentares da população.

O homem é um “gerador” de conflitos armados, geralmente nos países em desenvolvimento onde revolucionários, e civis procuram a aniquilação do seu governo e países adjacentes tentam apoderar-se de territórios de países vizinhos, para de alguma forma demonstrar o seu poder e o poder do país que governa, o dinheiro necessário para providenciar alimento, água, educação e saúde é desviado para a compra de armamento militar. Estes conflitos armados causam graves perdas e destruições no sistema produtivo primário.

As consequências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição deve-se principalmente a falta de alimentos energéticos e proteínas. Aumenta nas populações afectadas, faz crescer a taxa de mortalidade e há perda de capacidade de combater as infecções.

Diariamente morrem pessoas à fome. Com todas as doenças e com a fome por que passam, e todos os outros factores negativos as pessoas têm uma maior probabilidade de morrer e de viverem numa pobreza extrema pois vivem na miséria e não têm as condições necessárias para serem ajudadas e para viverem dignamente.

De acordo com as projecções do Banco Mundial, em 2010, a África terá uma escassez de 250 milhões de toneladas de alimento

Desigualdades sociais


Ainda dizem que somos todos iguais!


87 Respostas to “Pobreza em África”

  1. COMO PODEM DIZER QUE SOMOS TODOS IGUAIS!
    ESSAS IMAGENS MOSTRAM QUE TEM UMA GRANDE DIFERENÇA
    MAIS DEUS E PAI,ELHE ESTA OLHANDO POR VOZ,TENHO PLENA CERTEZA QUE ISSO IRA ACABAR,FORÇA PORQUE SE O HOMEN NÃO FAZER NADA DEUS IRA FAZER!
    DEVE ESTAR FAZENDO TUDO ISSO IRA MUDAR!!!!!!
    FFFFFFFFFFFFFFFFFFF
    OOOOOOOOOOOOOOO
    RRRRRRRRRRRRRRRRR
    ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Sinto muito, mas não é assim que devemos pensar: Se o homem não fizer, Deus (uma criatura que eu nem sei se existe) fará. Devemos fazer algo, e só para constar na África não só tem pobreza não. Há uma parte muito desenvolvida, o problema é que as pessoas ignoram completamente ou esquecem de propósito.

  2. me diga?pra onde vao todas a ajudas?e como outros países que roubaram a arica e sugam a riquesa da afriaca vai ajudar se enriquece as custas de tal como? daqui uns tempos não vai surgir mais os povos negros?que me descupem os covardes bracos não dão chance a eses povos crescer?ás vezes acho rídiculo países falaram em cristo chega a dá nojo, porque se esquecem desse povo que também foram criados por Deus.Onde está o amor aí quando parece que na verdade os roubam e com o sua própria riquesa querem dá esmolas que nem adianta muito.É muita ipocresia e humilhação.

  3. Como podem dizer que o mundo está evoluindo sendo que as pessoas nem se preocupam mais com as crianças.
    Enquanto há pessoas desperdiçando comida, outras estão sofrendo de desnutrição.

    Fico muito de cara com essas coisas –’

  4. isso e muito desumano triste por causa de tanta pobreza.

  5. meu deus ate quando essa pobreza vai continuar /

  6. Sempre que vejo essas imagens,fico muito triste e mais convencida
    da desigualdade do ser humano ! :(

  7. Todos nós estamos vendo o que está acontecendo com uma parte da sociedade humana, saiba o mundo que não conhece o Deus Jesus Cristo pode sofrer este sofrimento.
    O mundo sem Deus não é nada e não tem vida.
    E nós devemos agradecer a Deus por tudo que nos fez.

    Nunca esquece de Jesus Cristo, ele é a única solução.

    • Acorda,você acha que a fome na africa é devido a uma crença.E o império romano que não acreditava,era grandioso.Os persas povos conquistadores por natureza.E até os povos do antigo japão.Cara,cala boca.

  8. É muito triste vê um povo vivendo a baixo da miséria !
    eu tenho 16 anos e des de masi nova tenho um sonho de ir a africa e ajudar o maximo que puder os que necessitam (principalmente as crianças pois são o futuro da geração) ! Muitos acham que eu sou doida , pois nessa idade falo que esse é um sonho que ninguém seria capaz de tirar ele de mim , apenas Deus !
    Seria bom se aqueles que tem mais condição financeira que gastam seus dinheiros atoas , não tem nem mais oque fazer com eles pensassem , iguál a mim , ou nem igual a mim , pelo menos tivesse um bom coração de ajudar aqueles que necessitam de mais !

  9. Ñ CONSIGO ENTENDER. HA TANTOS PAISES QUE PODERIAM SE JUNTAREM E AJUDAR A ESTES LUGARES DE GRANDE POBREZA. NENHUM SER HUMANO MERECE VIVER DESTA FORMA, SE EXISTEM MEIOS DE AJUDAREM PQ Ñ AJUDAR. DEUS NOS DEIXOU UM BEM MAIOR, AMAR NOSSO PROXIMO. DAR DE BEBER A QUEM TEM SEDE, DAR DE COMER A QUEM TEM FOME, DAR DE VESTIR A QUE Ñ TEM, AS PESSOAS DEVERIAM SE APEGAR MAIS A DEUS E PEDIR DIREÇÃO A ELE DE COMO PODERÍAMOS AJUDAR AS PESSOAS QUE PRECISAM. PQ DÓI VER TANTA GENTE SOFRENDO É TRISTE. SÓ QUE AS PESSOAS, Ñ VIVEM SÓ DE COMPAIXÃO ESSAS PESSOAS AGUARDAM AJUDA UMA ATITUDE.

  10. É triste porém é a mais dura verdade

  11. isso e que e amar avida enquanto muitos reclamam da otima que tem que Deus abemcoe aguerreira africa

  12. nossa isso me fez chorar!

  13. a desigualdade soçial é um dos maiores preblema que temos em nosso pais

  14. nossa eu tenho dó desses povos africanos

    • eu tenho dó porque as muitas pessoas africanas que morrem de fome e tem muitas pessoas hoje em dia que joga comida fora . quando os africanos ficam passando fome bjssssss obrigado

  15. Enfelismente vivemos em um mundo injusto e que a desinqualdade,obrigada senhor Deus pelo alimento,e abençoe as familias necessitadas da africa , é de partir o coração,desejo que essas pessoas possam algum dia viver com dignidade, com paz e sem fome.

  16. Eu sinto uma dor profunda de olhar estas imagens.

  17. se fossemos todos iguais a africa não estaria nessa situação que Deus tenha misericordia desse povo

  18. só movimentos humanísticos com pessoas de que queiram fazer a diferença podem mudar essa situação.

  19. infelismente esixte.

  20. O meu coraçao parte em ver tanta pobreza as vezes reclamamos que a comida está ruim,mais que dera se aquele povo tivesse o que comer.

  21. Se somos “todos iguais” então
    faça diferente! Tratar as pessoas com ratos de senzala! Como se fossem ainda escravos sendo traficados . Aproveitam da miséria dos outros e ainda dizem q São ao favor da desigualdade !
    Pensem mas em DEUS!!!…

  22. as vezes tenho vergonha de reclamar da vida,ai vejo as pessoas das africa nessas condiçoes e repenso muito antes de reclamar de mim … pense nisso.

  23. esta frase de dizerem que somos iguais é verdade! mas só por dentro pq por fora eu concordo nao somos nd iguais…

  24. SÓ DE VER AS DESIGUALDADE, E VER QUE ENQUANTO UNS TEM TUDO OUTROS NAO TEM NADA DÁ VONTADE DE CHORAR! É TRISTE VER OS AFRICANOS MAGROS,PASSANDO FOME E SEM TER QUE COMER. QUE MUNDO É ESTE ?

  25. meu deus como podemos ajudar essas pessoas? eles tambem sao seres humanos e precisam de ajuda;;;
    o pedemos fazer?

  26. uns tanto e outos com tao pouco, se as pessoas se ajudassem tudo ficaria melhor.

  27. gostei muito das informaçoes so comentar por o que aconteceu.

  28. PRICISAMOS NOS UNIR E FAZER ALGO PARA ESSE POVO NÃO ADIANTA SO OLHAR E FICAR CM PENA. É PRECISO ATITUDE.. DEUS PROVERAR…

    • o primeiro passo é jogar fora o seu celular sua TV seu PC e ir morar na africa ou na Russia pois o problema da africa é a exploração capitalista da qual você faz parte

  29. é triste de ver tanta pobreza no continente africano. é realmente asustador,ondi uns tem tantos e outros morrem de fome,é doloroso, triste demais.

  30. na verdade a África precisa de ajuda mas mesmo assim a corrupção e o capitalismo contribui no empobrecimento da população.

  31. eu tenho varios filmes de pessoas que ajuda os africanos e tenho varios amigos africanos em redes sosiais… tenho bastante vontade de ajudar os africanos mais so tenho 15 anos nao sei como posso ajudar mais eu penso que cada pessoa que tivese bastante condição tipos famosos sei la doaçe uma boa contia para melhorar a saude dessas pessoas e na alimentação deles tambem mais creio eu que a africa vai xegar em um tempo que a miseria la vai akbar e pessoal quem poder ajudar ai ajude!!! xeruh da taynara

  32. nossa muito triste isso me doi tanto ver que as diferenças ainda existe,e de pensa que eu aindo reclamo da vida tendo tudo!!!

  33. deviam olhar pr as crianças, pessoas qe passam fome, sede, faltam alimento de cada dia!!!!!
    enqanto outras até tem obesidade por pura gula; e as outras de anorexia por falta de recursos alimentares!!!!!

  34. Como a desigualdade e enorme no mundo , quantos outro tem fartura outro falta, isso é uma ignorancia, com o próprio ser humano, quer merecem ser tratado da mesmo forma. ”igualdade nesse mundo não ser fala”

  35. as massas e governante são egoistas

  36. muito triste essa situação da africa. todos nós precisamos de atenção e alimentação acordem governantes para ajudar esse povo!!!!

  37. é muito triste saber que aqui no brasil muitas vezes colocamos comida fora . temos que fazre alguma coisa para este povo ter mais dignidade viver melhor .

    • Não é apenas no Brasil, nós como portugueses também sentimos essa atitude das pessoas. Este trabalho escolar levou a que o nosso grupo de trabalho actua-se com as instituições de cariz social e humanitário, chocou-nos muito o que vimos no nosso pais.

  38. tenho muito do das criancaque magras ne pessoal vamos ajuda

  39. descupa gente eu to comversando com a minhaa amiga

  40. isso vai terminar. essa situação esta prestes a mudar, logo em breve, um grande rei, vai remover todo este sistema governado pelo homem. este rei, vai estabelecer a justiça em toda a terra, este rei vai limpar a terra e acabar com todos estes problemas, nao havera mais fome, nao havera mais sede, nem doença. voces estão preparados ?

  41. enquanto muitas pessoas gastam dinheiro sem precisam outras estão passando fome

  42. oi a popreza e orrivel

  43. eu acho que eles devião vim morar no nosso país

  44. é tãoo tristee ver que um mundoo em plenoo séculoo 21 aindaa exista a diferença e a fomee
    see todos se Conscientizassem não teria tanta pobreza e fomee no mundo
    é uma vergonha ver que aindaa existem pessoas racistas e que não dão a minima para o que esta acontecendo

  45. o governo deveria ter vergonha na cara e olhar para o povo, se nao tem saber para administrar , entregue para outro, mas não deixe o povo viver a míngua. AFRICA É UM CONTINENTE RIQUISSIMO, o que está faltando é gente de pulso e capacitada para resolver os problemas exixtentes na região. É SÓ SABER EXPLORAR E COMEÇAR A TRABALHAR.

  46. EU NAO GOSTO DE PRETO AINDA MAIS PASSA FOME

  47. MUITO PODREEEE A AFRICA

  48. E TOMARA QUE TODOS ELES MORRAM

  49. BONNNNITO AQUELES MENINOS PASSA FOME

  50. isso e muito TRISTE para todo
    POIS SAMOS TODOS IGUAIS

  51. estamos vivendo aquino brasil uma vida de rei perante este lugar

  52. nossa mim emocionou muito pois eh tão difícil a vida dessas pessoas,e tem tanta gente q tem tudo e n agradece..desigualdade demais tenho fé q isso mude,e mim indicaria como voluntária pra ajudar essas pessoas..eh uma vergonha da um continente passar tudo isso,acho q todos os continentes deveriam ajudar a Africa a sai dessa miséria..

  53. o governo investe o dinheiro nos shows de musica,os q devem ser ajudado nao sao ligados,vosse q viu esta mensagem ajuda este povo
    nos queremos uma áfrica sem pobresa e sem fome

  54. aqui em Africa a muitos presidentes que dizem nos tempos das eileções “vamos lutar contra a pobreza e vamos melhorar as qualidades sanitarias votem em ajudarei os mas carênciados” mas primeiros exem os seus grandes bolsos

  55. meus queridos irmãos ,a cada dia que olho essas fotos, eu fico a me perguntar . porque tanto sofrimento com os nossos irmãos , que Deus alivie a dor desse povo ,Jesus olhe por esses pequeninos que são seus filhos, eu tou do outro lado do mundo orando por voçes que Deus abençõe.

  56. somos todos iguais, em ser filhos de Deus.
    Agora, essas crianças da áfrica, são pobres crianças que não tem o que comer e beber.
    Muita gente, que não sabe dar valor ao alimento e a água, tem que passar um pouco por isso, que essas crianças da africa passa,
    para aprender valorizar o que tem!!!

  57. África ta mal.!

  58. África ta mal.! Devem dar mais anteçaõ nais criançais

  59. Bastante esclarecedor.
    Entrementes, a gramática está terrivel! Nunca vi tantos erros grosseiros em um texto de tal porte.

  60. nossa essas imgens sao maneiras

  61. muito triste essa situação mas um dia ainda ira melhorar na África.

  62. tadin da criança africana :( mas o gordinho ali mandando ve anburger (ñ sei como se escreve).

  63. enquanto tem gente jogando comida fora outras pessoas precisando

  64. Os ilunadi ele estam acabano com africa. impratano nova orde mudial. e quanto povo nao ve. mais DEUS fara justisa com eles

  65. O problema na África é político. Se toda a ajuda que os demais continentes doam chegassem na realidade até a boca desses coitados famintos não haveria tanta miséria. Toda a ajuda é desviada para a compra de armamento bélico. A guerra civil e religiosa é constante nesse continente, e tudo provém da falta de conscientização, cultura, educação. E isso é mais importante do que se preocupar com o índice de mortalidade. Morrer as mínguas já se tornou normal para os governantes.
    Somente mesmo uma revolução gigantesca poderia mudar a mentalidade política desse continente.

  66. Onde está Deus quando uma criança nasce com AIDS e não tem oportunidade nem de conhecer seus irmãos? Onde está o Deus misericordioso, que perdoa e ama, enquanto nós temos água potável e geladinha em casa, e uma pessoa morre por escassez de um bem tão simples? Ou vocês me dizem que essas pessoas que lutam todo dia para conseguir voltar de quilometros de um rio com uma caneca de água suja para alimentar seus filhos não rezam toda noite e pedem pela ajuda divina? Até quando vamos esperar pela misericórdia? A situação do homem é extrema e exatamente por ação humana. Deus não vê.

  67. site camelo, eu so queria um resumo de tudo isso e eles me dao um livro, affes!!!!

    • Caro leitor,

      Este site foi criado no âmbito de uma disciplina de 12º ano ou do último ano do ensino médio, pelo que era necessário um fundamentação da investigação. A criação do site surge com intuito de demonstrar pormenorizadamente a pobreza, pois existem diversos formas de pobreza e a informação que existe é muito diversificada e de certa forma separada. Propusemos-nos a dar uma fonte de informação com algum conteúdo que pode-se servir a trabalhos escolares, bem como informar o cidadão.

      Com os melhores cumprimentos,
      jmfr

  68. Ainda tem ser humano que reclama da vida que tem. Eu acredito em Deus e sei que ele esta la em cima olhando pra essa pobresa e pensando na solução de ajudalos EU CREIO.

  69. é triste mesmo mas Deus vai ajudar

  70. Eu acho que porque eles não comeeemmm

  71. >.< credo

  72. o mundo e muito injusto

  73. E muito triste doe a alma de ver essas crianças morrendo de fome

  74. existe gente que tem muito tem tudo e enquanto essas vejo nao tem nada o povo que tem são muito ruim so pensam em si mesmo, queria pode ter para ajudar mais infelizmente so vejo e fico tão triste que queria até que o mundo acabase de uma vez so assim seriamos todos iguais nao teria altos e baixos ………….gente hoje em dia fala que temos que sermos generoso que temos que ir a igreja para nos salvar mais eles nao ver que p isso temos que primeiro ajudar o proximo ….. poxa é triste todo mundo que pode ajudar ver e so olha isso que me dar raiva ….vai ver essas pessoas e tiram fotos para colocar na televisão, jornais , para ficarem famosos inves de ajudar!!!! é aqui na terra tem muitos que se podessem eles voavam no ceu so para mostrar que pode que tem ! mais na verdade tenho pena de quem tem tudo pq na verdade nao tem nada …………….

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 153 outros seguidores

%d bloggers like this: