A República do Mali

A República do Mali

A república do Mali, fica localizada no continente Africano, mais propriamente no interior de África ocidental, fazendo fronteira a sul com a Costa do Marfim e Guiné, a sueste com o Burkina Faso, a Este com o Níger e a Norte/ Nordeste com a Argélia, a Oeste com a Mauritânia e sudoeste com o Senegal.

livetaos.com/wp-content/uploads/2013/04/map-of-mali.jpg

Localização geográfica Mali

http://livetaos.com/2013/04/roots-wires-bringing-world-class-music-to-a-world-class-audience/

Tem uma área total de 1240192 Km2, sendo assim o sétimo país maior do Continente Africano, estando dividido em oito regiões, sendo elas Tombouctou, kidal, Gao. Kayes, Koulikoro, Sikasso, Ségou e Mopti.

Contudo, o Mali, tem uma população total de 16318900 (2012), estando distribuída quase na totalidade no Sul devido às condições climáticas e topográficas (área semi- árida, transição entre o deserto do Sahara e a região das savanas que ficam a sul sendo o Norte é uma área árida), fraca rede hidrográfica encontra-se maioritariamente na região central e Sul do país, havendo a necessidade de salientar o rio Níger e o Senegal, o Sul do Mali é a área com características mais favoráveis à agricultura, vivendo mais de 90% da população aí, havendo que destacar a capital Bamako.

Associado a isto ainda temos um relevo heterogéneo pois a Norte temos a predominância de planícies desérticas, a Sul as savanas e a Nordeste do país colinas escarpadas.

Esta divisão territorial em três áreas naturais, também é possível no que diz respeito às características climáticas, pois na região do Sul temos ocorrência de chuvas, e à medida que vamos para norte estas diminuem, chegando mesmo a haver pouca precipitação ou nenhuma no deserto do Sahara. No entanto no que diz respeito ao seu clima podemos dizer que este é subtropical a árido, sendo quente e seco de Fevereiro a Junho, enquanto de Junho a Novembro é húmido e chuvoso (época das chuvas) e de Novembro a Fevereiro o clima é fresco e seco.

Para reforçar ainda mais estas desigualdades naturais e de densidade populacional, temos a centralidade de vias de comunicação nas áreas do sul do país enquanto há uma falta de vias no norte.

Todavia o Mali é um país rico em recursos naturais, como é o caso do urânio, o ouro, fosfatos, ferro, diamante, bauxite, manganês, sal-gema entre outros, sendo que alguns já estão a ser explorados enquanto outros ainda estão na faze de estudo, sendo esta exploração conjuntamente com a agricultura as principais actividades do país.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: